San  o

Paróquia

Expedito

Fiéis prestam homenagem ao padroeiro das causas urgentes

23 ABR 2019
23 de Abril de 2019

Santo Expedito seria o terceiro na preferência do público, segundo padre.
Expectativa da igreja é que 30 mil pessoas participem da procissão comemorativa.

Alba Valéria MendonçaDo G1, no Rio

Tamanho da letra

Foto: Alba Valéria
Santo das causas urgentes atrai milhares de devotos à igreja na Penha. (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)

O bairro da Penha, no subúrbio do Rio, amanheceu em festa neste sábado (19) para celebrar o dia de Santo Expedito. Desde as 5h, milhares de devotos lotam a igreja para pedir e agradecer as graças alcançadas. Segundo o padre Geraldo Avelino dos Santos, o padroeiro das causas urgentes está em terceiro lugar entre os santos que mais atraem fiéis para sua procissão pelas ruas do bairro. 


Veja a galeria de fotos 
 

Ele só perde em preferência do público, de acordo com o padre, para São Judas Tadeu – padroeiro das causas impossíveis – e para São Jorge – o santo guerreiro, padroeiro dos policiais. 

A expectativa é que a procissão, marcada para 17h deste sábado, reúna cerca de 30 mil fiéis, mesmo número registrado no ano passado. Pela manhã, foram celebradas duas missas, às 8h e às 10h. À tarde, antes da procissão, teve mais uma cerimônia às 15h e a outra está prevista para às 19h, encerrando a programação da igreja. 

Há mais de 15 anos na paróquia, padre Geraldo afirma que o santo de origem armênia é muito querido pelos cariocas. Principalmente numa época em que a dengue e a violência têm assustado tanta gente. 

“A maioria vem à igreja para pedir emprego e paz. Mas o povo também pede proteção contra a dengue e os tiroteios. Santo Expedito é muito poderoso. Era um soldado generoso e tudo na sua vida aconteceu muito rápido: sua conversão e sua morte. Era um devoto que pensava que não podia deixar para depois o que podia fazer naquele dia”, contou o padre. 

Voltar


Igreja Católica Ortodoxa (Paróquia Santo Expedito)

EndereçoRua Leopoldina Rêgo, 917 - Penha, Rio de Janeiro - RJ, 21021-523